Ao que parece a FIFA está a pensar retirar o futebol dos Jogos Olímpicos, fruto das divergências resultantes das últimas participações olímpicas entre os clubes, jogadores e federações.
Já não era sem tempo!
É claro que gosto de futebol olímpico, mas os moldes sob os quais actua a competição não são mais do que uns jogos internacionais sub23 e, sabendo-se que se trata de um torneio que premeia a condição atlética humana, não faz qualquer tipo de sentido haver restrições de idade nas suas provas (tal como houve em tempos de género).
É perceptível que ao não haver essa restrição, os Jogos Olímpicos seriam mais um Mundial, tornando incomportável para as cidades-sede a realização do evento, assim como entraria em choque com a realização do Europeu de Futebol (algo que já acontece com as estrelas mais jovens das selecções, obrigadas a seguir viagem para os JO após jogarem o Europeu, como sucedeu com Cristiano Ronaldo em 2004 por exemplo).
Assim, é com agrado que ouço esta notícia pois o futebol já tem problemas que chegue e não precisa do grande problema chamado Jogos Olímpicos. Recordo que em caso de lesão do jogador nos JO, o clube não recebe qualquer tipo de indemnização, pois não existe acordo para essa condição pois os JO não fazem parte do calendário oficial da FIFA o que inviabiliza qualquer negociação.
Poderia sugerir ideias como a realização do Mundial sub-21 em conjunto com os Jogos Olímpicos, a classificação do Mundial de futebol contar para as medalhas olímpicas ou mudar o Mundial para os anos dos JO, mas todas estas ideias rondam o absurdo, daí que o melhor seja mesmo acabar com o futebol enquanto modalidade olímpica.
19.19
No comments:
Post a Comment