Saturday, August 29, 2009

Liga Europa: Sorteio e prognóstico

Eis os resultados do sorteio da nova Taça UEFA, totalmente remodelada, mais atractiva, mais equilibrada e mais recompensadora financeiramente. A negrito quem eu penso que se apurará para a seguinte fase.

Grupo A
Ajax (Holanda)
Anderlecht (Bélgica)
Dínamo Zagreb (Croácia)
Timisoara (Roménia)

Gosto deste grupo. Muito equilibrado e com um futebol diversificado. O duelo belga-holandês será o mais atractivo enquanto Dinamo e Timisoara tentarão mostrar o que valem em casa.

Grupo B
Valência (Espanha)
Lille (França)
Slavia Praga (Rep. Checa)
Génova (Itália)

Génova e Valência deverão fazer prevalecer a força do futebol dos países que representam. Lille poderá fazer valer a sua experiência e o Slavia tem uma boa oportunidade para demonstrar que o futebol checo não está moribundo.

Grupo C
Hamburgo (Alemanha)
Celtic (Escócia)
Hapoel Telavive (Israel)
Rapid Viena (Áustria)

O Hamburgo está muito forte este ano, assim como o Celtic que se reforçou bem. Hapoel e Rapid Viena poderão dar alguma luta, mas não chegará para atingir a fase seguinte.

Grupo D
Sporting (Portugal)
Heerenveen (Holanda)
Hertha Berlim (Alemanha)
Ventspils (Letónia)

Reconheço que não conheço as capacidades do Ventspils, mas acredito que não constituirão ameaça para Sporting e Hertha. o Heerenveen não deverá travar a ambição destes dois últimos.

Grupo E
Roma (Itália)
Basileia (Suíça)
Fulham (Inglaterra)
CSKA Sófia (Bulgária)

As equipas do meio da tabela inglesa raramente são perigosas fora de casa, daí que acredite mais na passagem do Basileia em vez do Fulham. A Roma será possivelmente impiedosa no Olímpico e passará sem dificuldade de maior.

Grupo F
Panathinaikos (Grécia)
Galatasaray (Turquia)
Dínamo Bucareste (Roménia)
Sturm Graz (Áustria)

Panathinaikos e Dinamo de Bucarest são as milhas escolhas neste grupo. O Galatasaray tenta recuperar algum orgulho do passado recente, mas duvido que seja suficiente para seguir em frente. O Sturm Graz, tal como os clubes austríacos na actualidade é uma incógnita.

Grupo G
Villarreal (Espanha)
Lazio (Itália)
Levski (Bulgária)
Salzburgo (Áustria)

Para mim o grupo com os mais fortes 2 primeiros clubes. Além disso, Villarreal e Lazio sao dois clubes muito organizados em campo, tornando à partida a tarefa do Levski e do Salzburgo impossível.

Grupo H
Steaua Bucareste (Roménia)
Fenerbahçe (Turquia)
Twente (Holanda)
Sheriff Tiraspol (Moldávia)

O Twente será uma incógnita pois poderá não revelar a boa equipa que joga na Holanda pela Europa. Eu creio que o fará. Fenerbahce passará com os holandeses, pois o Steaua parece-me demasiado irregular e o Sheriff precisa mais qualidade.

Grupo I
Benfica (Portugal)
Everton (Inglaterra)
AEK Atenas (Grécia)
BATE Borisov (Bielorrússia)

Acredito que o Benfica, embora seja um clube que me deixa muitas dúvidas fora de casa. o Everton será muito forte em Liverpool. AEK e Borisov têm chances, dependendo da sua concentração fora de casa.

Grupo J
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Club Brugge (Bélgica)
Partizan (Sérvia)
Toulouse (França)

Não sei como será o Shaktar sem Chygrynskiy, mas acredito que continue muito compacto. Do Partizan não sei como está na actualidade, mas acredito que a boa escola dos balcãs tenha produzido mais uma boa equipa.

Grupo K
PSV (Holanda)
FC Copenhaga (Dinamarca)
Sparta Praga (Rep. Checa)
Cluj (Roménia)

Muitos pensarão que o Copenhaga ou o Sparta serão os principais rivais do PSV pela passagem mas eu creio no Cluj. Mostrou-nos o ano passado a boa equipa que é e acredito que assim continuem.

Grupo L
Werder Bremen (Alemanha)
Áustria Viena (Áustria)
Athletic Bilbao (Espanha)
Nacional (Portugal)

Finalmente, aqui a minha escolha recai no Werder Bremen e no... Nacional. o Austria Viena não representa perigo de maior, assim como o Athletic e o próprio Werder Bremen. Todas estas equipas são fortíssimas em casa, mas na Madeira manda o Nacional. E além disso pode causar surpresas fora, como o fez no Zenit. Eu aposto neles!

Thursday, August 27, 2009

Champions: Sorteio e prognóstico

Antes de comentar os grupos, um comentário:

Obrigado Platini por fazeres do sorteio da Champions uma fraude. Este sistema é fútil, pois todas as grandes equipas fazem jogos inúteis na fase de grupos, visto que no final acabarão todas por passar aos Oitavos-de-Final da competição. Este ano, com todas as novas equipas chegadas da nova fase de qualificação, a tarefa é mais fácil que nunca. Para mim é simples: todas as primeiras duas equipas dos grupos passarão aos Oitavos. Surpresas poderão vir do Wolfsburg, At. Madrid, Fiorentina e Estugarda.



Agora aos grupos:

Grupo A
Bayern Munich (CH)
Juventus (CH)
Bordéus (EL)
Maccabi Haifa

Bayern e Juventus em frente. Bordéus dará luta mas pagará factura pela inexperiência. Maccabi Haifa poderá causar problemas em casa, mas acabará no fundo da tabela.

Grupo B
Man Utd (CH)
CSKA (EL)
Besiktas
Wolfsburg (CH)

O CSKA será muito duro para todas as equipas mas acabará terceiro, à frente do Besiktas. Man Utd será o campeão do grupo apesar das grandes viagens que tem que realizar e o Wolfsburgo mostrará trabalho suficiente para ser 2º classificado.

Grupo C
AC Milan (CH)
Real Madrid (CH)
Ol. Marseille (EL)
FC Zurich

Milan e Real Madrid passarão sem dificuldades de maior. O Marseille angariará pontos suficientes para garantir a Europa League. FC Zurich não terá expressão.

Grupo D
Chelsea (CH)
Porto (CH)
Atl. Madrid (EL)
APOEL

Acredito que o Porto será melhor que o Atlético pois tem uma experiência nesta competição que poucos clubes podem rivalizar. O Atlético perderá a vaga para o Porto por achar que é melhor que este. Chelsea será campeão no grupo e o APOEL é capaz de fazer alguma surpresa.

Grupo E
Liverpool (EL)
Lyon (CH)
Fiorentina (CH)
Debrecini

Lyon será para mim o campeão do grupo, enquanto a Fiorentina ganhará o duelo ao Liverpool (que me parece algo fraco esta época). O Debrecini não alcancará nada relevante.

Grupo F
Barcelona (CH)
Internazionale (CH)
Dinamo Kiev
Rubin Kazan (EL)

O Inter tem-nos habituado a más actuações na fase de grupos e creio que este ano será igual, embora deva conseguir passar com um ou outro apuro. Barcelona ganhará o grupo e Dinamo Kiev acabará último cedendo terreno para o bom conjunto russo. Mais uma vez, grandes viagens esperam as equipas do Barcelona e Inter.
Melhor jogador da Champions 2008/09
e também o inimigo público nº1

Grupo G
Sevilla (CH)
Rangers (EL)
Estugarda (CH)
Unirea

Sevilla e Estugarda seguirão em frente sem grandes apuros. Rangers será o apurado para a EL devido aos resultados com o Unirea.

Grupo H
Arsenal (CH)
AZ Alkmaar (EL)
Olympiakos (CH)
St. Liége

Arsenal e Olympiakos seguirão para os Oitavos, enquanto AZ irá para a Europa League. Standard Liége pagará o preço da inexperiência a este nível (assim como o AZ).

Legenda:
CH significa que passam à fase posterior da Champions e EL significa Europa League.

Wednesday, August 26, 2009

Resultado do prognóstico da Champions

Sporting (POR) -Fiorentina (ITA)
Panathinaikos (GRE) -Atlético de Madrid (ESP)
FC Timisoara (ROM) -Estugarda (ALE)
Celtic (ESC) -Arsenal (ING)
Lyon (FRA) -Anderlecht (BEL)

FC Sheriff (MOL) -Olympiakos (GRE)
FC Salzburgo (AUS) -Macabbi Haifa (ISR)
FC Ventspils (LET) -Zurique (SUI)
Copenhaga (DIN) -APOEL (CHI)
Levski Sofia (BUL) -Debrecen (HUN)

Facto curioso: Apenas uma das equipas que fez o primeiro jogo fora falhou o acesso à Liga dos Campeões (Anderlecht)

Premierleague: Reforços finais

Baseando-me no artigo do The Guardian sobre o que procuram os clubes ingleses para fecharem os seus plantéis, seguem aqui as minhas sugestões para alguns deles. Deixem as vossas também.


Arsenal
Wenger já declarou que procura um médio defensivo e um central. Não falou de um avançado mas face ao pé frio de Bentdner e à saída de Adebayor, é normal que procure um.
Rumores: Hangeland, Vieira, Matuidi, Chamakh

Chelsea
O mesmo que procuram há muitos anos. Algum inventor capaz de transformar os jogos fechados e que seja ao mesmo tempo uma ajuda para a stamina de Lampard.
Rumores: Pirlo, Pato, Ribéry, Villa

Liverpool
Com a saída de Xabi Alonso, fica a faltar um líder do meio-campo capaz de tirar peso de cima de Gerrard. Aquilani poderá fazê-lo, mas falta-lhe a experiência resultante da adaptação ao clube. Teria que ser alguém habituado à Premier.
Rumores: ...

Manchester City
Se quer ter um onze equilibrado precisa de defesas de qualidade, sobretudo nas alas.
Rumores: Sylvinho

Manchester United
Aparentemente a principal preocupação de Ferguson é o centro da defesa, muito afectado com lesões na época passada e já no início desta.
Rumores: Robben

Tottenham
Redknapp quer ter 2 bons jogadores para cada posição e pelos vistos só lhe falta alternativas válidas para o lado esquerdo do ataque.
Rumores: Kranjcar, Moussa Sissoko, Scott Brown, Sandro

Friday, August 21, 2009

Futebol Profissional & Jogos Olímpicos

Ao que parece a FIFA está a pensar retirar o futebol dos Jogos Olímpicos, fruto das divergências resultantes das últimas participações olímpicas entre os clubes, jogadores e federações.
Já não era sem tempo!

É claro que gosto de futebol olímpico, mas os moldes sob os quais actua a competição não são mais do que uns jogos internacionais sub23 e, sabendo-se que se trata de um torneio que premeia a condição atlética humana, não faz qualquer tipo de sentido haver restrições de idade nas suas provas (tal como houve em tempos de género).

É perceptível que ao não haver essa restrição, os Jogos Olímpicos seriam mais um Mundial, tornando incomportável para as cidades-sede a realização do evento, assim como entraria em choque com a realização do Europeu de Futebol (algo que já acontece com as estrelas mais jovens das selecções, obrigadas a seguir viagem para os JO após jogarem o Europeu, como sucedeu com Cristiano Ronaldo em 2004 por exemplo).

Assim, é com agrado que ouço esta notícia pois o futebol já tem problemas que chegue e não precisa do grande problema chamado Jogos Olímpicos. Recordo que em caso de lesão do jogador nos JO, o clube não recebe qualquer tipo de indemnização, pois não existe acordo para essa condição pois os JO não fazem parte do calendário oficial da FIFA o que inviabiliza qualquer negociação.

Poderia sugerir ideias como a realização do Mundial sub-21 em conjunto com os Jogos Olímpicos, a classificação do Mundial de futebol contar para as medalhas olímpicas ou mudar o Mundial para os anos dos JO, mas todas estas ideias rondam o absurdo, daí que o melhor seja mesmo acabar com o futebol enquanto modalidade olímpica.


19.19

10.42 m/s
37,5 km/h
...

Monday, August 17, 2009

Retratos...

Primeira jornada dos campeonatos em Portugal e Inglaterra e primeira análise a frio da diferença abismal entre os dois países:

1ª Jornada - Premier League:
41597 - Stamford Bridge - CHELSEA 2-1 HULL CITY
17510 - Fratton Park - PORTSMOUTH 0-1 FULHAM
28674 - Molineux Stadium - WOLVERHAMPTON 0-2 WEST HAM
29584 - Ewood Park - BLACKBURN 0-2 MANCHESTER CITY
22247 - Reebok Stadium - BOLTON 0-1 SUNDERLAND
35578 - Villa Park - ASTON VILLA 0-2 WIGAN
27385 - Britannia Stadium - STOKE CITY 2-0 BURNLEY
39309 - Goodison Park - EVERTON 1-6 ARSENAL
75062 - Old Trafford - MANCHESTER UNITED 1-0 BIRMINGHAM
35935 - White Hart Lane - TOTTENHAM 2-1 LIVERPOOL
  • Nº total de espectadores: 352881
  • Média: 35288.1
  • Nº total de golos: 24
  • Média: 2.4 golos por jogo

1ª Jornada - Liga Sagres:
3034 - Estádio do Mar - LEIXÕES 0-0 BELENENSES
3000 - Choupana - NACIONAL 1-1 SPORTING
9402 - Estádio AXA - SP. BRAGA 1-0 ACADÉMICA
1807 - Bento Pessoa - NAVAL 0-0 OLHANENSE
1808 - Magalhães Pessoa - U. LEIRIA 1-1 RIO AVE
5200 - Mata Real - P. FERREIRA 1-1 FC PORTO
54103 - Estádio da Luz - BENFICA 1-1 MARÍTIMO
4500 - Bonfim - V. SETÚBAL 0-0 V. GUIMARÃES
  • Nº total de espectadores: 82854
  • Média: 10356.75
  • Nº total de golos: 9
  • Média: 1.1 golos por jogo

Número Jornadas necessárias à Liga Sagres para atingir o número de espectadores da 1ª jornada da premier: 4.25 jornadas

Não admira então que clubes da parte inferior da tabela da Premier tenham tanto ou mais poder de compra que os nossos 3 grandes. É certo que esta é uma comparação que à partida sabe-se que não será favorável a Portugal, no entanto é de realçar que se não fosse o jogo do Benfica na Luz a diferença seria ainda maior. É lamentável que em 8 jogos apenas um passe a barreira dos 10 mil espectadores, enquanto em Inglaterra apenas um jogo teve menos de 20 mil nas bancadas. É necessária uma rápida mudança nos preçários dos bilhetes, assim como da política de incentivo dos clubes para o público acudir aos recintos. Melhor espectáculo, maior segurança, melhor preço, e maior conforto são a receita para melhorar de vez esta paupérrima estatística. Seria bom para o nosso futebol, os nossos clubes e consequentemente, para o país.

Sunday, August 16, 2009

9.58 segundos

Sem comentários...

Parabéns Nuno Ribeiro

Sagrado hoje Campeão da Volta a Portugal 2009, esta é a 2ª vez que conquista a prova. Para trás deixou a feroz e forte concorrência espanhola de David Blanco, Ruben Plaza e David Bernabéu.

Saturday, August 08, 2009

Novos formatos das competições europeias

Longe dos tempos em que bastava passar 4 eliminatórias e chegava-se à final da Taça dos Campeões Europeus, a UEFA tem vindo a mudar constantemente o formato das suas competições, tentando agradar a gregos, troianos, macedónios e quem mais reivindique que o seu país merece mais e melhor.

Pois bem, devido a isto, acabou-se inicialmente com a Taça das Taças, competição histórica que determinou o desinteresse pelas Taças Nacionais. É certo que continua-se a lutar para as conquistar, mas visto que apenas dá acesso às qualificações para a Liga Europa, não vale o esforço acrescido dos 4 ou 5 primeiros dos campeonatos nacionais. Quero dizer com isto que acabar com a Taça das Taças foi um golpe profundo nas Taças Nacionais e só garantindo ao vencedor um lugar na pré-eliminatória da Champions é que se consegue dar-lhe novamente visibilidade.

Após isto a Champions League foi alargada para proporcionar aos clubes mais jogos e assim, maior receita. Também fez com que um clube precise de fazer no mínimo 12 jogos para atingir a final, tornando o dinheiro num factor fulcral pois 11-15 bons jogadores deixou de chegar para lutar por todas as competições. É hoje necessário um plantel forte em todas as posições, necessitando-se de 20-25 jogadores capazes de manter o fio de jogo sem grandes alterações e tal plantel só é possível com muito dinheiro para contratações e grande bolsa salarial. Algo que torna ainda maior o feito de José Mourinho com o FC Porto em 2004.

Relativamente à Taça UEFA, sofreu tantas alterações que custava cada vez mais aos espectadores manter um interesse contínuo pela competição. Era constituída por equipas do segundo plano europeu e pelos falhanços dos grandes clubes nas Ligas (AC Milan em 2009 e Bayern em 2008) e como tal perdia logo muito em relação à Champions. Por outro lado, era uma competição demasiado longa e com demasiadas inoportunidades, sendo a mais escandalosa a queda dos 3ºs classificados da Champions numa fase avançada da competição.

Com as novas mudanças no acesso à Champions e a nova Liga Europa muda algo para melhor, como o acesso dos campeões nacionais dos países sem grande expressão - "Caminho dos Campeões" - à Champions através de eliminatórias entre eles (evitando assim grandes clubes), podendo em caso de derrota passar para a Liga Europa. Deu-se portanto maior visibilidade a países como a Letónia, Chipre ou Israel e há que aplaudir essa oportunidade, o que contudo não impede que visionemos na fase de grupos jogos tão desiquilibrados como um FK Ventspils vs Real Madrid.

Além desse factor negativo, existe outro que se prende com a injustiça para com os clubes qualificados por países do top-10 do Ranking UEFA, pois os seus representantes jogarão entre si - "Caminho dos Não Campeões" - e eliminarão possíveis candidatos a uma boa presença na Champions apenas porque não estavam tão fortes no início da época. Como exemplo, é para mim muito díficil acreditar que o FK Ventspils dê mais emoção a um grupo da Champions que algum clube saído da eliminatória Arsenal vs Celtic.

Enfim, são sinais dos tempos e é verdade que temos de dar mais oportunidades aos campeões nacionais de menor expressão, assim como é difícil escolher um modelo capaz de agradar a todos, acho no entanto injusto que se tenha de escolher logo ao início um clube saído de uma eliminatória que bem podia ter sido vista há pouco tempo nuns Oitavos-de-Final da Champions ou numa meia-final da Taça UEFA.

--
Prognósticos:

Sporting (POR) -Fiorentina (ITA)
Panathinaikos (GRE) -Atlético de Madrid (ESP)
FC Timisoara (ROM) -Estugarda (ALE)
Celtic (ESC) -Arsenal (ING)
Lyon (FRA) -Anderlecht (BEL)

FC Sheriff (MOL) -Olympiakos (GRE)
FC Salzburgo (AUS) -Macabbi Haifa (ISR)
FC Ventspils (LET) -Zurique (SUI)
Copenhaga (DIN) -APOEL (CHI)
Levski Sofia (BUL) -Debrecen (HUN)