Saturday, January 16, 2010

Notas de um Sábado futebolístico

Há dias assim, em que assistimos a muito e bom futebol. Acompanhei alguns jogos via TV, resultados ao vivo e mesmo minuto-a-minuto em alguns sites e acho que devo partilhar o meu sentimento em relação a alguns jogos.

Em Espanha o Real Madrid voltou a tropeçar, entrando muito mal num jogo do qual não trouxe nada, muito por culpa de Iraizoz, guarda-redes do Athletic de Bilbao, que triunfou graças a um golo solitário de Llorente, avançado que vai surpreendendo no campeonato vizinho. Quem aproveitou bem a oferta do Real foi o Barcelona que esmagou por completo um Sevilha pobre, a anos-luz daquele que triunfou em Camp Nou ainda há uma semana. Messi esteve endiabrado na parte final do jogo e marcou o seu golo nº 100 e 101 pelo clube catalão. Tornou-se igualmente no jogador do Barcelona mais novo (apenas 22 anos) a atingir essa marca secular. Pedro fez o golo do costume e Escudé abriu a lata com um auto-golo. Foi uma exibição de gala do Barça, com ataques constantes e uma lição de passe e controlo de bola. Se calha Ibrahimovic ou Henry estarem inspirados, estaríamos a falar de uma goleada histórica.

Já em Portugal, o FC Porto apanhou um grande susto com o Paços de Ferreira, do qual ainda conseguiu recuperar qualquer coisa, neste caso 1 ponto, através de Falcão depois do Paços ter aberto o marcador já para lá do minuto 80 de jogo. Aproveitou o Sporting para se aproximar dos azuis ganhando ao Nacional por 3-2, num jogo interessante de seguir, com uma reviravolta no marcador e com quase um empate no final do encontro. Valeu ao Sporting a inspiração de Liedson, Veloso e claro, de Rui Patrício, que cumpriu o seu jogo nº 100 pelo Sporting. Vamos agora ver se Benfica e Braga aproveitam igualmente o deslize do Porto para cimentarem a co-liderança.

Passando agora para Inglaterra, o Chelsea não sentiu a falta das suas estrelas africanas (Essien, Mikel, Kalou e Drogba) e infligiu uma pesada derrota ao Sunderland por expressivos 7-2. Anelka e Lampard bisaram, enquanto Cole, Ballack e Malouda completaram a goleada. Por seu turno, o Manchester United não deixou o Chelsea fugir e ganhou por 3-0, embora os golos de Berbatov, Rooney e Diouf (bom jogador!) só tenham surgido na 2ª parte. O outro clube de Manchester, o City, perdeu pela primeira vez na temporada, em casa de um Everton a subir claramente de forma. Em suma, o Chelsea pinta mais como campeão, enquanto o Man Utd vai tentando como pode não deixar fugir o líder.

Por fim, em Itália o Inter conseguiu sacar um ponto de um jogo que teve como perdido. É certo que o scudetto praticamente garantindo vai ficando cada vez mais em risco face a um Milan cada vez mais coeso, ainda assim este ponto pode ser providencial no fim das contas.

No comments: