Tuesday, January 05, 2010

Nova contribuição

Segue uma nova contribuição para a FIFA-Champions, desta vez um resumo do campeonato português até agora:


Com 14 das 30 jornadas disputadas na Liga Sagres o equilíbrio é a nota predominante do campeonato, ao contrário do que sucedia em temporadas anteriores, muito por culpa do FC Porto. Agora mesmo, reina o vermelho do Benfica e da grande surpresa Braga, que comandam a classificação com 33 pontos. O Porto segue assustando, mas a sua derrota no campo do Benfica relegou-o para o terceiro posto, a quatro pontos da liderança.

Mais atrás estão o Nacional e o Sporting, que tem sido a grande decepção do ano. Na luta pela permanência, muitas equipas igualadas, tentando conseguir os pontos necessários para a salvação no final de temporada.

Regressando aos primeiros postos, há que saudar a grande temporada do Braga. Líderes do campeonato, já ganharam aos 3 grandes esta época; 1-2 em Alvalade ao Sporting, 1-0 ao Porto e 2-0 ao Benfica como local. Até à sétima jornada contaram os seus jogos por vitórias. São aliás, a equipa com melhor defesa da Liga: só encaixaram 6 golos. O guarda-redes Eduardo converteu-se numa das estrelas junto a um renascido Hugo Viana (que inclusive poderá ser convocado para o Mundial 2010). Mas o maior trunfo da equipa é o seu bloco , naquela que é uma grata surpresa para o campeonato português.

A co-liderança é do Benfica, uma das equipas que mais golos marca em toda a Europa. A sua principal referência é Cardozo, que leva a bonita média de um golo por jogo (soma 14 dos 38 golos da equipa), mas igualmente se destacam as Fénix renascidas das cinzas: Javier Saviola e Pablo Aimar. Di María está a jogar ao seu melhor nível desde que chegou a Portugal e Javi García é a referência cerebral da equipa. Por tudo isto, o Benfica demonstra a sua força tanto na Liga como na Europa League, onde por exemplo, ganharam 5-0 ao Everton na Luz e 0-2 em Liverpool.

Quem não está tão brilhante é o Porto, ainda que pareça mais sólido que em outros anos. No Verão perderam Lucho e Lisandro, dois pilares da equipa, que foram substituídos por Belushi e Falcao. Ainda que sejam muito bons, não fazem esquecer os argentinos, agora a jogar em França. Tão pouco ainda se viu a melhor versão de futebolistas como Christian Rodríguez ou Hulk, enquanto que Raúl Meireles e Bruno Alves sustentam a equipa com grandiosas exibições. O Porto seguirá lutando, mas agora terão que esperar um deslize dos seus rivais, situação a que os azuis não estão de todo habituados.

Um pouco mais abaixo, o Nacional. Não sonham com a conquista da Liga, mas estão a fazer uma temporada fantástica, acima das melhores expectativas dos seus adeptos. Grande parte do mérito é do seu treinador Manuel Machado, protagonista de um dos acontecimentos mais falados da Liga, pois submeteu-se a uma lipoaspiração que se complicou e levou o treinador português a entrar em coma e a ser obviamente substituído no comando da equipa.

O que parece uma autêntica piada é a temporada o Sporting: com apenas 21 de 42 pontos possíveis, a doze pontos dos líderes e com apenas mais um golo que o melhor marcador do Benfica, a única palavra que ocorre aos seus adeptos é decepção. Paulo Bento acabou por sair devido às más actuações e maus resultados da equipa, sendo substítuido por Carvalhal. Ao final da temporada cá estaremos para saber se a mudança foi benéfica ou desastrosa.

Vejam aqui a versão em espanhol:
El rojo reina en Portugal
Martes, 05 Enero 2010

© 2010 - FIFAChampions

No comments: