Monday, July 20, 2009

Sobre Eto'o


Escrevo isto sem saber ainda qual o destino final de Eto'o, actor principal da "silly season" do Barcelona, que tinha tudo para ser calma e pacífica, mas devido aos investimentos do Real Madrid tornou-se - por obra da inveja de Laporta - num corrupio de contratações falhadas e de "mala educación" em Camp Nou.

É no mínimo avassalador que uma equipa que conquistou a "tripla corona" (Champions, La Liga e Copa del Rey) se veja numa cruzada estúpida e nada dignificante contra um jogador seu, responsável por 36 golos em todas as competições na época passada.

Não vejo nada contra o clube querer vender um activo seu enquanto este rentabilize alguma coisa (o FC Porto fê-lo com Lucho) mas daí a tratar o mesmo jogador como moeda de troca perante alguém que na mesma idade não provou ser melhor que ele (Ibrahimovic) vai uma enorme distância financeira e desportiva.

Talvez Eto'o não venda mais camisolas na próxima época como uma contratação galáctica como o sueco, mas desportivamente o camaronês é um jogador adaptado ao futebol espanhol e é também o responsável por 1 golo em cada final da Champions ganha pelo Barcelona nos últimos anos (2006 e 2009) e tal feito é praticamente impagável.

Poder-se-á recriminar Eto'o por saber que o seu contrato está a acabar e pedir este mundo e o outro para sair (consta que pediu 10M anuais ao Inter, valor semelhante ao que Ibra iria ganhar no Barça) mas tal valor não é de todo descabido, afinal estamos a falar do segundo classificado na Bota de Ouro 2009 e melhor jogador africano por 3 ocasiões (2009 será a quarta?), além de ser um jogador de 28 anos à procura do último grande contrato da sua vida.

Quanto ao Barcelona, toda a sua directiva tem agido muito mal neste assunto, pois tem tratado muito mal o jogador desde o Verão de 2008 (altura em que quis mandar o camaronês e o brasileiro Ronaldinho embora pois eram símbolos de pouco profissionalismo) e Eto'o tem respondido sempre bem em campo, com uma atitude sempre profissional nos treinos e nos jogos.

Por outro lado também se entende que a directiva se queira desfazer de Eto'o pois é um jogador que em ano de Taça das Nações Africanas se ausenta sempre além de ser algo desbocado quando fala com a imprensa, mas defeitos todos os jogadores têm e Eto'o não teve culpa de ter nascido nos Camarões assim como não tem culpa de ser honesto e sincero nas suas palavras.

Seja no Barça ou no Inter, eu estou com Eto'o.

No comments: