Wednesday, July 22, 2009

Assim não!

Juniores: Benfica e Sporting punidos com derrota, encarnados são campeões

O Conselho de Disciplina da Federação puniu Benfica e Sporting com derrota por 3-0 devido aos incidentes ocorridos no derby de juniores, disputado a 27 de Junho e que decidiria a atribuição do título nacional na categoria. O Benfica, com 11 pontos, é assim campeão.

Para além das derrotas, os dois clubes, que terão de pagar 625 euros de multa e as custas deste processo, foram ainda punidos com três jogos à porta fechada, mas apenas aqueles que os dois clubes terão de disputar entre si nesta categoria, ou seja, os seis próximos derbies não terão presença de público.

O presidente do Conselho de Disciplina, Arnaldo Marques da Silva,
anunciou a decisão, mas escusou-se a tomar posição quanto à atribuição do título. «Essa decisão não cabe ao Conselho de Disciplina», justificou.

Quanto aos castigos, os dois clubes ainda poderão apresentar de recurso, mas, para já, o Benfica é o novo campeão nacional, dado que terminou a fase final com 11 pontos, seguido do Sporting com nove. O FC Porto terminou com oito e o V. Guimarães com dois.

Fonte: A BOLA

Foi uma vergonha o que se passou em Alcochete, não interessa de quem foi a culpa. Maior vergonha ainda é premiar um clube com uma decisão na secretaria. Para mim tenho bem claro: deviam ter sido subtraídos pontos aos dois clubes, nem tanto pelos desacatos mas acima de tudo pela maneira como (não) resolveram o diferendo da marcação de um novo jogo.
A melhor maneira de resolver a situação teria sido sempre em campo, mas ao não se entenderem, nenhum dos clubes mereceria ser campeão. Entregava-se o título ao 3º classificado (FC Porto) ou declarava-se o campeonato nulo. Para mim esta última teria sido a melhor opção.

Por fim, creio que esta é a pior decisão que o Benfica poderia ter recebido. Ser campeão é uma demonstração que o investimento feito pelo clube nas camadas jovens resulta, mas ao ser desta forma, não estaremos perante uma autêntica ficção?
Afinal, os jogadores do Benfica sentirão que foram campeões sem passarem o último teste, no reduto do adversário directo e isso é uma forma fácil de amadurecimento. Ser campeão saltando o jogo decisivo é como fazer um mestrado sem apresentar tese. É esse o exemplo que queremos para a sociedade?

1 comment:

PG aka Scorpion said...

Espero que esta decisão não se mantenha..e não é por ser sportinguista mas por isso mesmo..era preferível punir os 2 clube ou declarando o campeonato nulo..do que fingir que culpam os 2 clubes dando o campeonato ao benfica..é um pouco ridículo e não faz como que o futebol ande para a frente..mas para trás como o resto...

abraço

PG