Friday, July 31, 2009

Bobby Robson (1933-2009)


Deixa-nos aos 76 anos um dos mais completos treinadores estrangeiros que passou pelo futebol português. Ao nível de lendas como Bela Guttmann, Josep Szabo ou Otto Glória.

Dele guardo duas belíssimas recordações, que ainda hoje marcam à atitude ideal de um treinador estrangeiro no futebol português: a capacidade de Bobby em falar a língua nativa do país e a forma gentil com que se dirigia aos diversos agentes desportivos. Dele até se notava que preferia falar com um adepto do que com um dirigente, pois quando o assunto começava a envolver demasiada controvérsia, o inglês distanciava-se e escolhia sempre a linguagem terra-a-terra.

Há contudo algo que Bobby Robson se pode orgulhar: deixou legado. José Mourinho é a maior expressão dessa herança, pois é também ele um treinador que gosta de falar directo (lembro as palavras de Bobby para expressar o que queria da sua equipa: "ataque, ataque, ataque"), é alguém que se adapta ao país onde está (fala italiano em Itália, como falou inglês na Inglaterra) e é também alguém que respeita a hierarquia mas não faz dela algo acima dos homens. Porque as hierarquias são para os homens e não dos homens.

A forma de estar no futebol, o respeito aos diversos agentes desportivos e o amor incondicional ao seu Newcastle e à Inglaterra fazem de Bobby Robson um dos maiores. Uma lenda. Que descanse em paz.


Carreira:

Jogador:

1950 Langley Park Juniors
1950-56 Fulham
1956-62 West Bromwich
1957-62 Selecção Inglaterra (20J/4G)
1962-66 Fulham

Treinador:

1965 English FA (Staff)
1968 Fulham
1969-82 Ipswich Town
1982-90 Selecção Inglaterra
1990-92 PSV Eindhoven
1992-93 Sporting
1994-96 FC Porto
1996-97 Barcelona
1997 Barcelona (Director Técnico)
1998 PSV Eindhoven
1999-04 Newcastle United

Títulos:

1978 FA Cup - Ipswich Town
1981 Taça UEFA - Ipswich Town
1991-92 Liga Holandesa - PSV Eindhoven
1994 Taça Portugal- FC Porto
1994-95 Supertaça Portugal - FC Porto
1995-96 Liga Portuguesa - FC Porto
1997 Taça das Taças - Barcelona
1997 Copa do Rei - Barcelona
1997 Supertaça Espanhola - Barcelona

Honras:

2002 - Knighted in the Queen’s Birthday Honours List
2003 - Honorary Doctorate from Newcastle University
2005 - Honorary Freeman of the City of Newcastle
2007 - BBC Sports Personality of the Year Lifetime Achievement Award
2008 - Honorary Freeman of the Borough of Ipswich
2008 - Honorary Freeman of the City of Durham

Links úteis:
The Sir Bobby Robson Foundation
Sir Bobby Robson - The England years
Sir Bobby Robson - Knight, gentleman and visionary
Robson's 10 best signings
Extraordinary life of a coal miner's son
Sir Bobby Robson was the heart and soul of English Football

Wednesday, July 29, 2009

Nasce o Football Dream Factory de Luís Figo

Ontem nasceu um novo projecto de Luís Figo que promete revolucionar todo o mundo do futebol. O conceito é inovador e pretende tornar realidade os sonhos dos jovens que querem um dia ser jogadores profissionais em grandes clubes europeus.

Football Dream Factory é uma comunidade online em que os users enviam vídeos de candidatos a futebolistas que serão posteriormente analisados e votados por uma equipa de profissionais que conta com nomes como Figo ou Scolari.

Através de uma votação cujos critérios incluem o drible, passe, controlo de bola, remate, entre outros, sairá um vencedor semanal que, ao final do ano, concorrerá contra todos os outros vencedores e poderá ganhar prémios como um estágio num clube de topo.

Entre os clubes que participam no projecto contam-se o Valência, o Sporting, Grémio, Inter de Milão e o Al-Hilal.

Página Web FOOTBALL DREAM FACTORY


Wednesday, July 22, 2009

Assim não!

Juniores: Benfica e Sporting punidos com derrota, encarnados são campeões

O Conselho de Disciplina da Federação puniu Benfica e Sporting com derrota por 3-0 devido aos incidentes ocorridos no derby de juniores, disputado a 27 de Junho e que decidiria a atribuição do título nacional na categoria. O Benfica, com 11 pontos, é assim campeão.

Para além das derrotas, os dois clubes, que terão de pagar 625 euros de multa e as custas deste processo, foram ainda punidos com três jogos à porta fechada, mas apenas aqueles que os dois clubes terão de disputar entre si nesta categoria, ou seja, os seis próximos derbies não terão presença de público.

O presidente do Conselho de Disciplina, Arnaldo Marques da Silva,
anunciou a decisão, mas escusou-se a tomar posição quanto à atribuição do título. «Essa decisão não cabe ao Conselho de Disciplina», justificou.

Quanto aos castigos, os dois clubes ainda poderão apresentar de recurso, mas, para já, o Benfica é o novo campeão nacional, dado que terminou a fase final com 11 pontos, seguido do Sporting com nove. O FC Porto terminou com oito e o V. Guimarães com dois.

Fonte: A BOLA

Foi uma vergonha o que se passou em Alcochete, não interessa de quem foi a culpa. Maior vergonha ainda é premiar um clube com uma decisão na secretaria. Para mim tenho bem claro: deviam ter sido subtraídos pontos aos dois clubes, nem tanto pelos desacatos mas acima de tudo pela maneira como (não) resolveram o diferendo da marcação de um novo jogo.
A melhor maneira de resolver a situação teria sido sempre em campo, mas ao não se entenderem, nenhum dos clubes mereceria ser campeão. Entregava-se o título ao 3º classificado (FC Porto) ou declarava-se o campeonato nulo. Para mim esta última teria sido a melhor opção.

Por fim, creio que esta é a pior decisão que o Benfica poderia ter recebido. Ser campeão é uma demonstração que o investimento feito pelo clube nas camadas jovens resulta, mas ao ser desta forma, não estaremos perante uma autêntica ficção?
Afinal, os jogadores do Benfica sentirão que foram campeões sem passarem o último teste, no reduto do adversário directo e isso é uma forma fácil de amadurecimento. Ser campeão saltando o jogo decisivo é como fazer um mestrado sem apresentar tese. É esse o exemplo que queremos para a sociedade?

Monday, July 20, 2009

Sobre Eto'o


Escrevo isto sem saber ainda qual o destino final de Eto'o, actor principal da "silly season" do Barcelona, que tinha tudo para ser calma e pacífica, mas devido aos investimentos do Real Madrid tornou-se - por obra da inveja de Laporta - num corrupio de contratações falhadas e de "mala educación" em Camp Nou.

É no mínimo avassalador que uma equipa que conquistou a "tripla corona" (Champions, La Liga e Copa del Rey) se veja numa cruzada estúpida e nada dignificante contra um jogador seu, responsável por 36 golos em todas as competições na época passada.

Não vejo nada contra o clube querer vender um activo seu enquanto este rentabilize alguma coisa (o FC Porto fê-lo com Lucho) mas daí a tratar o mesmo jogador como moeda de troca perante alguém que na mesma idade não provou ser melhor que ele (Ibrahimovic) vai uma enorme distância financeira e desportiva.

Talvez Eto'o não venda mais camisolas na próxima época como uma contratação galáctica como o sueco, mas desportivamente o camaronês é um jogador adaptado ao futebol espanhol e é também o responsável por 1 golo em cada final da Champions ganha pelo Barcelona nos últimos anos (2006 e 2009) e tal feito é praticamente impagável.

Poder-se-á recriminar Eto'o por saber que o seu contrato está a acabar e pedir este mundo e o outro para sair (consta que pediu 10M anuais ao Inter, valor semelhante ao que Ibra iria ganhar no Barça) mas tal valor não é de todo descabido, afinal estamos a falar do segundo classificado na Bota de Ouro 2009 e melhor jogador africano por 3 ocasiões (2009 será a quarta?), além de ser um jogador de 28 anos à procura do último grande contrato da sua vida.

Quanto ao Barcelona, toda a sua directiva tem agido muito mal neste assunto, pois tem tratado muito mal o jogador desde o Verão de 2008 (altura em que quis mandar o camaronês e o brasileiro Ronaldinho embora pois eram símbolos de pouco profissionalismo) e Eto'o tem respondido sempre bem em campo, com uma atitude sempre profissional nos treinos e nos jogos.

Por outro lado também se entende que a directiva se queira desfazer de Eto'o pois é um jogador que em ano de Taça das Nações Africanas se ausenta sempre além de ser algo desbocado quando fala com a imprensa, mas defeitos todos os jogadores têm e Eto'o não teve culpa de ter nascido nos Camarões assim como não tem culpa de ser honesto e sincero nas suas palavras.

Seja no Barça ou no Inter, eu estou com Eto'o.

Monday, July 13, 2009

10 razões para seguir a Liga Sagres

1 - Rumo ao recorde. O FC Porto segue imparável e pode atingir o "Penta". Seria a segunda vez que o alcançaria depois dos 5 títulos conquistados entre 1995 e 1999.

2 - Tudo ou nada para Paulo Bento e o Sporting. Depois de 4 anos consecutivos no 2ª posto - sempre atrás do FC Porto - este é ano de aposta clara na Liga para o Sporting. Se não a ganha, Paulo Bento terá dificuldades em continuar no clube, assim como se antevê contestação à política desportiva do clube.

3 - Tudo ou nada para Vieira e o Benfica. Demitiu-se e voltou a candidatar-se como forma de arrasar a oposição interna, contudo se o Benfica não ganhar a Liga este ano Vieira estará em apuros, pois será apenas 1 título em 7 anos, muito pouco para os adeptos do clube.

4 - O factor Jesus. Depois de boas campanhas pelo Belenenses e pelo Braga, Jorge Jesus é agora treinador do Benfica e já disse que será campeão. Pressão adicional para seguir com atenção a sua trajectória no clube.

5 - A revolta do Braga. Disposto a soltar-se da definição de clube pequeno, o Braga aspira a muito nesta época. O projecto não é apenas para incomodar os grandes, mas sim para se intrometer entre eles e nos seus desafios.

6 - Matigol, Ramires e Possebon. São 3 jogadores jovens bem conhecidos do futebol mundial e atracção para uma Liga pouco habituada a contratações de renome. De Matias Fernandez espera-se talento na criação de jogo do Sporting, de Ramires que seja capaz de mostrar tudo aquilo que o levou à titularidade no "Escrete" e de Possebon que possa evoluir e deixar a sua marca em Braga.

7 - As novas peças do Porto. Com as saídas de Lucho e Lisandro abre-se a porta aos novos. Entre os que estão no plantel Tomás Costa e Farías partem em vantagem e das novas contratações, Belluschi (ex-Olympiakos) y Falcão (ou outro avançado que se contrate no seu lugar) são os que mais terão que demonstrar.

8 - Saviola. Terá força e mentalidade para dar uma volta de 180º na sua carreira? Depois de várias temporadas na sombra é agora tempo da outrora transferência mais cara de sempre do Barcelona (35M) mostrar o que vale. No Benfica terá o apoio dos adeptos entusiastas de novos ídolos, assim como dos seus compatriotas Aimar e Di Maria para o ajudar. Quem sabe se uma temporada brilhante não lhe garante uma vaga para 2010?

9 - Nacional da Madeira. Pouco a pouco consolida a sua posição na Liga o que torna este club insular numa presença habitual nas competições europeias. Fazendo do seu estádio uma fortaleza e com a capacidade de tornar nomes desconhecidos em mais-valias financeiras e desportivas (Benaglio, P. Assunção e Nenê foram vendidos por cerca de 10M €), o Nacional é assim o herdeiro natural do Boavista na Liga.

10 - Liedson e Cardozo. Com a saída de Nenê para o Cagliari e de Lisandro para o Lyon, a disputa para melhor marcador fica a dois. Se Liedson é mais regular e garante cerca de 15-20 golos por época, já Cardozo é praticamente imparável, embora sujeito a desgaste desnecessário com as birras dele próprio e dos seu empresário.

Wednesday, July 01, 2009

Descaradices

À falta de designers, nada melhor do que um roubo descarado do símbolo de um clube:

Copianços nacionais:


Copy-Pastes de renome:

Será que alguém vai notar?

E por fim, nada como retirar a ideia de marcas extra-futebol: