Friday, February 26, 2010

O Sporting passa por cima do Everton

Trazendo um resultado que deixava tudo em aberto para a 2ª mão (2-1 em Inglaterra para o Everton), a partida oferecia boas possibilidades de espectáculo, situação que se confirmou através de um jogo rápido, pensado e com muitas jogadas junto das áreas. No final, sorriu o Sporting que conseguiu passar para a fase seguinte da Liga Europa goleando o Everton por contundentes 3-0, embora o resultado possa enganar visto que o jogo foi até certo ponto muito equilibrado.

Começou melhor o jogo a turma inglesa, acercando-se da baliza de Rui Patrício nos minutos iniciais, mas, pouco a pouco, o Sporting acabou por tomar o comando das operações. Aos 16 minutos João Moutinho quase inaugurava o marcador, mas a barra salvou os ingleses de um livre superiormente marcado. Foi o ponto alto do primeiro tempo, que se esgotou rapidamente entre a luta pela posse de bola.

Para o segundo tempo, o tom da partida não se alterou em demasia, surgindo no entanto um Sporting menos preocupado em criar a oportunidade perfeita, tentando chegar ao golo com passes mais directos. O Everton ao invés, fechou-se mais tentando a via do contra-ataque para fechar a eliminatória. Numa das muitas tentativas de passe junto da área inglesa, o Sporting chegou por fim ao golo por intermédio de Miguel Veloso após excelente combinação com Saleiro, recém entrado em jogo. Com a eliminatória a seu favor, o Sporting não recuou e continuou a atacar o seu rival e, foi assim, que acabou por chegar ao segundo golo por Pedro Mendes com um remate de fora de área. Já perdido e a precisar desesperadamente de um golo para pelo menos levar o jogo a prolongamento, o Everton começou a despejar bolas pelo ar para a baliza sportinguista, esquecendo por completo o seu meio-campo composto por Arteta, Pienaar y Bilyaletdinov, jogadores muito técnicos que não puderam assim fazer a diferença.

(Foto:Nacho Doce/Reuters)

Já em desespero de causa, o Everton sofreu o 0-3 na última jogada, depois de um contragolpe do Sporting, finalizado com arte por Matías Fernandez. No final, resultado justo para o Sporting, que agora se encontrará com o Atlético de Madrid nos Oitavos-de-Final da competição. Foi seguramente a melhor exibição do Sporting na sua má temporada, frente a um Everton que agora tentará melhorar a sua classificação na Premier de forma a chegar novamente a esta competição no próximo ano.

Ficha de jogo:

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Carriço, Grimi (Saleiro 62'); Pedro Mendes, Miguel Veloso; Izmailov (Mati Fernandez 90'), João Moutinho, Djaló; Liedson (Pola 90').

EVERTON: Howard; Neville, Yobo, Senderos (Jagielka 53'), Baines; Bilyaletdinov (Rodwell 62'), Osman, Arteta, Pienaar; Donovan (Yakubu 73') e Saha.

Golos: 1-0 por Miguel Veloso (63'); 2-0 por Pedro Mendes (75'); 3-0 por Matías Fernandez (90+3')

1 comment:

Pablo G. said...

A ver si esta semana con dos resultados tan importantes y contundentes sirven para devolver al equipo donde se merece después de unos meses para olvidar. Saludos