Saturday, January 16, 2010

Notas de um Sábado futebolístico

Há dias assim, em que assistimos a muito e bom futebol. Acompanhei alguns jogos via TV, resultados ao vivo e mesmo minuto-a-minuto em alguns sites e acho que devo partilhar o meu sentimento em relação a alguns jogos.

Em Espanha o Real Madrid voltou a tropeçar, entrando muito mal num jogo do qual não trouxe nada, muito por culpa de Iraizoz, guarda-redes do Athletic de Bilbao, que triunfou graças a um golo solitário de Llorente, avançado que vai surpreendendo no campeonato vizinho. Quem aproveitou bem a oferta do Real foi o Barcelona que esmagou por completo um Sevilha pobre, a anos-luz daquele que triunfou em Camp Nou ainda há uma semana. Messi esteve endiabrado na parte final do jogo e marcou o seu golo nº 100 e 101 pelo clube catalão. Tornou-se igualmente no jogador do Barcelona mais novo (apenas 22 anos) a atingir essa marca secular. Pedro fez o golo do costume e Escudé abriu a lata com um auto-golo. Foi uma exibição de gala do Barça, com ataques constantes e uma lição de passe e controlo de bola. Se calha Ibrahimovic ou Henry estarem inspirados, estaríamos a falar de uma goleada histórica.

Já em Portugal, o FC Porto apanhou um grande susto com o Paços de Ferreira, do qual ainda conseguiu recuperar qualquer coisa, neste caso 1 ponto, através de Falcão depois do Paços ter aberto o marcador já para lá do minuto 80 de jogo. Aproveitou o Sporting para se aproximar dos azuis ganhando ao Nacional por 3-2, num jogo interessante de seguir, com uma reviravolta no marcador e com quase um empate no final do encontro. Valeu ao Sporting a inspiração de Liedson, Veloso e claro, de Rui Patrício, que cumpriu o seu jogo nº 100 pelo Sporting. Vamos agora ver se Benfica e Braga aproveitam igualmente o deslize do Porto para cimentarem a co-liderança.

Passando agora para Inglaterra, o Chelsea não sentiu a falta das suas estrelas africanas (Essien, Mikel, Kalou e Drogba) e infligiu uma pesada derrota ao Sunderland por expressivos 7-2. Anelka e Lampard bisaram, enquanto Cole, Ballack e Malouda completaram a goleada. Por seu turno, o Manchester United não deixou o Chelsea fugir e ganhou por 3-0, embora os golos de Berbatov, Rooney e Diouf (bom jogador!) só tenham surgido na 2ª parte. O outro clube de Manchester, o City, perdeu pela primeira vez na temporada, em casa de um Everton a subir claramente de forma. Em suma, o Chelsea pinta mais como campeão, enquanto o Man Utd vai tentando como pode não deixar fugir o líder.

Por fim, em Itália o Inter conseguiu sacar um ponto de um jogo que teve como perdido. É certo que o scudetto praticamente garantindo vai ficando cada vez mais em risco face a um Milan cada vez mais coeso, ainda assim este ponto pode ser providencial no fim das contas.

Tuesday, January 05, 2010

Nova contribuição

Segue uma nova contribuição para a FIFA-Champions, desta vez um resumo do campeonato português até agora:


Com 14 das 30 jornadas disputadas na Liga Sagres o equilíbrio é a nota predominante do campeonato, ao contrário do que sucedia em temporadas anteriores, muito por culpa do FC Porto. Agora mesmo, reina o vermelho do Benfica e da grande surpresa Braga, que comandam a classificação com 33 pontos. O Porto segue assustando, mas a sua derrota no campo do Benfica relegou-o para o terceiro posto, a quatro pontos da liderança.

Mais atrás estão o Nacional e o Sporting, que tem sido a grande decepção do ano. Na luta pela permanência, muitas equipas igualadas, tentando conseguir os pontos necessários para a salvação no final de temporada.

Regressando aos primeiros postos, há que saudar a grande temporada do Braga. Líderes do campeonato, já ganharam aos 3 grandes esta época; 1-2 em Alvalade ao Sporting, 1-0 ao Porto e 2-0 ao Benfica como local. Até à sétima jornada contaram os seus jogos por vitórias. São aliás, a equipa com melhor defesa da Liga: só encaixaram 6 golos. O guarda-redes Eduardo converteu-se numa das estrelas junto a um renascido Hugo Viana (que inclusive poderá ser convocado para o Mundial 2010). Mas o maior trunfo da equipa é o seu bloco , naquela que é uma grata surpresa para o campeonato português.

A co-liderança é do Benfica, uma das equipas que mais golos marca em toda a Europa. A sua principal referência é Cardozo, que leva a bonita média de um golo por jogo (soma 14 dos 38 golos da equipa), mas igualmente se destacam as Fénix renascidas das cinzas: Javier Saviola e Pablo Aimar. Di María está a jogar ao seu melhor nível desde que chegou a Portugal e Javi García é a referência cerebral da equipa. Por tudo isto, o Benfica demonstra a sua força tanto na Liga como na Europa League, onde por exemplo, ganharam 5-0 ao Everton na Luz e 0-2 em Liverpool.

Quem não está tão brilhante é o Porto, ainda que pareça mais sólido que em outros anos. No Verão perderam Lucho e Lisandro, dois pilares da equipa, que foram substituídos por Belushi e Falcao. Ainda que sejam muito bons, não fazem esquecer os argentinos, agora a jogar em França. Tão pouco ainda se viu a melhor versão de futebolistas como Christian Rodríguez ou Hulk, enquanto que Raúl Meireles e Bruno Alves sustentam a equipa com grandiosas exibições. O Porto seguirá lutando, mas agora terão que esperar um deslize dos seus rivais, situação a que os azuis não estão de todo habituados.

Um pouco mais abaixo, o Nacional. Não sonham com a conquista da Liga, mas estão a fazer uma temporada fantástica, acima das melhores expectativas dos seus adeptos. Grande parte do mérito é do seu treinador Manuel Machado, protagonista de um dos acontecimentos mais falados da Liga, pois submeteu-se a uma lipoaspiração que se complicou e levou o treinador português a entrar em coma e a ser obviamente substituído no comando da equipa.

O que parece uma autêntica piada é a temporada o Sporting: com apenas 21 de 42 pontos possíveis, a doze pontos dos líderes e com apenas mais um golo que o melhor marcador do Benfica, a única palavra que ocorre aos seus adeptos é decepção. Paulo Bento acabou por sair devido às más actuações e maus resultados da equipa, sendo substítuido por Carvalhal. Ao final da temporada cá estaremos para saber se a mudança foi benéfica ou desastrosa.

Vejam aqui a versão em espanhol:
El rojo reina en Portugal
Martes, 05 Enero 2010

© 2010 - FIFAChampions

Monday, January 04, 2010

Chega ao fim mais uma sondagem

Durante cerca de 2 meses perguntámos quem seria o pichichi da Liga espanhola e o resultado foi esclarecedor: 42% dos 21 votantes escolheram Cristiano Ronaldo, apesar de este se encontrar a 5 de Villa e 4 de Ibrahimovic. Muita fé em Ronaldo, assim como é de nota a crença de 4 votantes em Villa, talvez o maior matador do mundo actualmente.

Segue-se uma nova sondagem, já aberta. Votem!
Obrigado.