Thursday, December 17, 2009

Sorteio das competições europeias: antevisão

Eis que chegamos à fase "a doer" das competições europeias. A partir do sorteio de amanhã, não há volta a dar, há que jogar no máximo das capacidades, perante adversários que percorreram caminhos árduos para também eles chegarem a esta fase. Como é apanágio dizer, não há adversários fáceis, e agora então, não há mesmo. Há sim, aqueles que nos deixam apreensivos e aqueles que nos deixam muito preocupados. Ainda assim, chegamos a esta fase com 3 equipas portuguesas, um registo notável e excelente para o ranking da UEFA. Seguem então as possibilidades e palpites para o sorteio a realizar amanhã:

Champions:
O FC Porto pode encontrar um de sete adversários, sendo que três deles são espanhóis (Barcelona, Real Madrid e Sevilha) e dois ingleses (Arsenal e Man Utd). Bordéus e Fiorentina completam o leque de escolhas. Quanto a mim, o ideal seria evitar os dois colossos espanhóis e o Man Utd, pois todos representam uma grande ameaça à continuidade do FC Porto na competição. Já Arsenal e Sevilha estão um pouco abaixo das mencionadas, mas ainda assim são alvos a evitar. Penso que Fiorentina seria um adversário apetecível, pois é equipa que pode ser melhor estudada devido à eliminatória com o Sporting. Bordéus é uma equipa que pode completar bem o estilo do FC Porto e daí que também possa ser uma boa escolha. Assim sendo, a lista de clubes mais apetecível (para o que menos se quer) seria esta:

- Fiorentina (quanto a mim, Porto é superior)
- Bordéus (portistas mais experientes, mas equilibrado)
- Sevilha (ambiente muito tenso no jogo fora)
- Arsenal (Porto já os venceu, mas também já foi goleado)
- Real Madrid (sem Pepe a defesa do Real é mais exposta)
- Man Utd (sempre complicado jogar em Old Trafford)
- Barcelona (melhores do mundo, totalmente a evitar)

Liga Europa
Tarefa dura a que espera Benfica a Sporting, inseridos no pote 1 do sorteio. É certo que evitam Juventus, Marselha e Wolfsburg, entre os outros vencedores dos grupos da primeira fase, entre os quais Valência, Roma, Werder Bremen ou PSV. Contudo, do pote 2 várias são as equipas que metem respeito e que devem ser evitadas, entre elas o Liverpool, o Villarreal, Hamburgo, Atl. Madrid ou até o surpreendente Rubin Kazan. Assim, segue a lista das equipas mais apetecíveis para os portugueses, da melhor escolha para a que se antevê pior:

- Hertha Berlin (só p/ Benfica - últimos da Bundesliga)
- Copenhaga (sem tradição, portugueses são superiores)
- Club Brugge (duro, mas uma boa escolha)
- Lille (possantes, rivais dignos mas vergáveis)
- Fulham (portugueses bons em Inglaterra)
- Athletic Bilbao (Nacional quase conseguiu)
- Standard Liége (cuidado com o ataque)
- Panathinaikos (reencontro com Katso e Karagounis?)
- Ajax (muito cuidado com o jogo na ArenA)
- Twente (Sporting passou-os injustamente)
- Everton (só p/ Sporting - não caem no mesmo erro)
- Atl. Madrid (em má fase, mas têm Aguero e Fórlan)
- Rubin Kazan (vergaram o Barcelona, a evitar)
- Hamburgo (do melhor que Alemanha tem para dar)
- Villarreal (mau começo, mas estão num bom nível)
- Liverpool (não é um tubarão, mas Anfield é temível)

No comments: