"Para evitar que o vermelho se torne ainda mais vivo [nas bancadas] e para precaver possíveis situações de conflito, os responsáveis do clube apelaram vivamente ao «bom senso» dos sócios do Belenenses, que têm direito a comprar um bilhete de acompanhante e com ele entrar na bancada que lhes é exclusiva. Na nota de publicação do preço dos bilhetes, um aviso claro de que quem se apresentar na Bancada Poente com adereços alusivos ao Benfica verá o acesso vedado e sem direito a devolução da verba dispendida no bilhete. Tal como na época passada. A palavra «bom senso» não é escolhida em vão. Num jogo em que as emoções podem subir bastante, estarem adeptos dos dois clubes a partilhar o mesmo espaço, por muito correctos que sejam quase todos os adeptos do Belenenses, pode não ser aconselhável. Além de que a maioria dos sócios azuis consideram desconfortável adeptos adversários poderem eventualmente festejar um golo naquele que é um espaço que consideram sagrado. Logo, a bancada estará vedada a benfiquistas. Será exequível? Só durante o jogo se saberá."
É absolutamente vergonhoso que os clubes atentem às pessoas desta maneira. Lá porque quando o Belenenses recebe o Benfica são os adeptos encarnados que acorrem massivamente em vez dos seus (também vão mais, mas nada comparado ao fluxo benfiquista) isso não quer dizer que sejam impostas regras que atentam à liberdade individual de uma pessoa que paga para ter determinado serviço. Clubes como o Belenenses sobrevivem graças a estes jogos mas ainda assim tudo fazem para incentivar os adeptos rivais a não irem. Se bem que seria profundamente mau para o Benfica, acho que uma medida a tomar seria boicotar o Estádio do Restelo neste fim-de-semana e assim deixá-lo a penar com os cerca de 15-20mil adeptos a menos que o jogo registaria.
Por estas e por outras é que, apesar de apaixonado por futebol, evito ir aos estádios. Para ser tratado como mais um do rebanho ainda assim prefiro a sociedade civil, até porque nessa não tenho hipótese de lhe fugir.
No comments:
Post a Comment