Thursday, May 07, 2009

Ganhou o futebol

Iniesta.
Mago do futebol, filho de Albacete e herói da Catalunha. Foi dele o golo do empate que garantiu a passagem à final de Roma. Mesmo que chovam críticas à arbitragem por parte do Chelsea, foi uma vitória da justiça no futebol, por 3 razões:
  • Quem faz o jogo que o Chelsea fez em Camp Nou não merece ganhar nada.
  • Expulso (injustamente) Abidal, Guus Hiddink (o tal que chamam génio táctico) decide voltar à escola italiana e tira Drogba para pôr um médio defensivo.
  • Guus Hiddink diz no final do jogo que foi a pior arbitragem que já viu. Recordar que o holandês era o treinador da Coreia do Sul em 2002 quando esta eliminou a Espanha numa arbitragem, essa sim, verdadeiramente vergonhosa. Os deuses do futebol dão, os deuses do futebol tiram. Escusam é de ouvir hipocrisias pelo meio.
Sobre a arbitragem, não posso também deixar de dizer que foi, de facto, vergonhosa. Não foi contudo tão inclinada como a querem fazer crer. Abidal não merecia ter sido expulso e dos 5 penalties que se queixa o Chelsea, um é claro e outro é uma questão de príncipio.
A minha interpretação dos lances:

1) Alves faz falta sobre Malouda no interior da área, o árbitro marca-a. Era penalty, mas o árbitro marcou fora. Má decisão, contudo tomada.
2) Drogba já segue em queda após um confronto físico com Abidal. A marcar-se algo, teria que ser fora da área.
3) Touré tira a bola de forma limpa a Drogba, tal como Fletcher no jogo contra o Arsenal.
4) Mão de Piqué: claríssimo penalty.
5) Eto'o protege-se da bola e nem a vê partir, não há intencão. Mas podia ser marcado. Parte tudo do princípio dos árbitros para esse tipo de jogada.

Fotos: Reuters

Barcelona - Manchester é assim a final deste ano da Champions. Se o Manchester pareceu dar um passeio frente ao Arsenal, já o Barcelona subiu montanhas para chegar a Roma. Que ganhe o melhor!

1 comment:

Pablo G. said...

Grande Iniesta. El Barcelona ha agotado el cupo de suerte, así que en la final deberá ganar con su buen juego, algo que el Chelsea no le dejó hacer. Saludos