Friday, January 23, 2009

O cheiro da blasfémia

Símbolo do futebol estatístico, a IFFHS tem servido boas doses de polémica desde a sua criação. Tentando ser o mais independente e formal possível, a IFFHS tem contudo um grave problema no seu seio: aparentemente parece que os seus responsáveis deixam-se levar pelo imediato, vinculando resultados estatísticos pouco credíveis e cuja única função parece ser acender polémicas quando não há motivos especiais para isso.
Uma das últimas polémicas resulta dos resultados para o ranking do melhor treinador da História. Eis os resultados:

1. Alex Ferguson (Escócia), 78 pontos
2. Marcello Lippi (Itália), 58
3. Arsene Wenger (França), 53
4. Guus Hiddink (Holanda), 45
5. Sven-Göran Eriksson (Suécia), 41
6. José Mourinho (Portugal), 40
7. Ottmar Hitzfeld (Alemanha), 39
8. Luiz Felipe Scolari (Brasil), 38
9. Franklin Rijkaard (Holanda), 34
10. Marcelo Bielsa e Carlos Bianchi (ambos da Argentina), 33

Para além de não situarem na lista treinadores como Helenio Herrera, Rinus Michels, Giovanni Trapattoni ou Fabio Capello, importa sobretudo saber qual o critério para terem chegado a esta votação. Sem o consultar, é fácil ver que os resultados (leia-se títulos) alcançados nos últimos 10/20 anos são sem dúvida um factor-chave que, saído de um site que diz respeitar tanto a História, é no mínimo escandaloso, isto porque ficam de foram treinadores brilhantes do passado, que tanto deram e criaram no futebol.

Além disso, parece-me singular que surjam na lista nomes que nunca atingiram o sucesso internacional, tal como Arsène Wenger. É certo que atingiu 2 finais de competições europeias (Taça Vencedores das Taças pelo Mónaco e Champions pelo Arsenal) mas falta-lhe a capacidade para fazer a diferença nesse jogos, isto é, falta-lhe um dos requisitos mais importantes de um treinador ("as finais não são para jogar, mas sim para ganhar").

Concluíndo, parece-me que esta lista deveria ter um outro nome, tal como "ranking dos melhores treinadores: adaptabilidade a novos clubes" ou em alternativa "ranking dos melhores treinadores dos últimos 20 anos". Visto que assim não é, proponho então o meu top 10 dos melhores treinadores de sempre. Os critérios são baseados em títulos, carisma, inovação e claro, uma pitada de gosto pessoal:

1. Alex Ferguson
2. Giovanni Trapattoni
3. Udo Lattek
4. Miguel Muñoz
5. Bob Paisley
6. Helenio Herrera
7. Marcello Lippi
8. Rinus Michels
9. José Mourinho
10. Helmut Schön

2 comments:

Pablo G. said...

No entiendo todo el texto pero sí casi todo. Es inexacto decir que es el mejor entrenador de la historia cuando esto se estudia desde 1987 únicamente. Además, las cifras son muy frías y en el deporte hay muchos más factores que los números. Saludos

Brando said...

Hi! I see you love football too! Come on my blog http://ioamolaseriea.blogspot.com and we may exchange links?