Thursday, December 11, 2008

Apesar do Cristiano ser alto...

Liga portuguesa tem os jogadores mais baixos de toda a Europa
07.12.2008, Victor Ferreira, Público

" A estatura média dos futebolistas da Liga portuguesa é a mais baixa da Europa. Em termos de idade, o campeonato português é dos mais envelhecidos. E, no que toca a estrangeiros, só a Premier League inglesa bate o futebol português, que tem uma das mais baixas presenças de jogadores de selecção. Em resumo, esta é a imagem do principal escalão de futebol profissional em Portugal, de acordo com o primeiro estudo demográfico do futebol europeu, trabalho que vai ser apresentado amanhã, na Suíça, e ao qual o PÚBLICO já teve acesso. Trata-se da maior radiografia alguma vez feita, tirada a partir de uma amostra gigantesca: foram estudadas 30 Ligas europeias, incluindo a de Portugal, num total de 456 clubes e 11.015 jogadores, com dados relativos à corrente época 2008/2009.

Analisando a situação portuguesa, o estudo contabiliza 393 jogadores em 16 clubes, o que dá uma média de 24,5 jogadores por plantel, valor em linha com a média europeia. A idade média dos futebolistas que alinham no escalão principal em Portugal é de 26 anos, o que faz com que seja a nona Liga mais envelhecida, ligeiramente acima da média europeia (25,5 anos)."Os clubes de topo preferem jogadores mais velhos e a presença de jovens tende a aumentar nos clubes mais fracos e Ligas menos competitivas no panorama internacional", explica um dos autores do estudo, Rafaelle Poli, em declarações ao PÚBLICO. A Série A italiana é a mais "experiente", com uma média de idades de 26,9 anos, sendo a Liga croata a mais jovem (média de 24,1 anos).

"O dado mais surpreendente", afirma Poli, "diz respeito à estatura dos futebolistas". Isto porque a altura média dos jogadores é superior a 1,80m nas 30 Ligas estudadas. "São todos muito grandes", destaca o investigador do Observatório dos Jogadores Profissionais de Futebol (OJPF) - a entidade que promoveu o estudo demográfico e que funciona como um laboratório associado do Centro Internacional de Estudos do Desporto da Universidade de Franche-Comté (França) -, sendo que os mais pequenos jogam em Portugal: 1,802m é a altura média dos futebolistas que jogam na Liga. Menos 3,1cm que a estatura média da Liga mais alta (República Checa, 183,3cm), mas, ainda assim, à volta de quatro centímetros acima da estatura média dos portugueses, como assinala António Veloso, professor de Biomecânica da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), de Lisboa.

Este docente indica, em declarações ao PÚBLICO, que a altura média da população portuguesa "ronda 1,75m a 1,76m", de acordo com os dados antropométricos mais recentes. O impacto dos treinosHá duas formas de explicar esta diferença entre a altura média do futebolista de topo e a restante população. Uma das razões é apontada pelo próprio estudo demográfico que amanhã será divulgado, e está relacionada com a grande presença de jogadores estrangeiros nos plantéis do escalão principal. Mais de metade dos futebolistas não são portugueses, e só a Premier League inglesa bate o campeonato português nesta relação. O

utra explicação para a diferença de quatro centímetros entre a altura média de futebolistas e da população em geral é, de acordo com António Veloso, o "impacto do treino e da preparação no desenvolvimento físico dos atletas". São os chamados factores ambientais, que "não se fazem sentir da mesma forma sobre todos os jogadores" e que podem incluir, por exemplo, o recurso a "hormonas de crescimento".

O especialista em Biomecânica cita o exemplo da estrela argentina do Barcelona, Lionel Messi, atleta que, de acordo com o que foi relatado na imprensa, foi sujeito a um tratamento hormonal deste género para debelar problemas de crescimento durante a infância e adolescência.

Mas o facto de a altura média da Liga ser a mais baixa não representa, por si só, uma desvantagem, destaca Veloso. O exemplo de sucesso de Cristiano Ronaldo serve para explicar quais podem ser as características físicas ideais de um jogador de futebol. "Podemos dividir as pessoas em três categorias: os endomorfos [no limite, são os obesos], os mesomorfos, que se caracterizam por ossos densos e um corpo com propensão para ganhar massa muscular, e os ectomorfos, que são longilíneos mas não têm muito músculo", explica, de forma sucinta, o especialista em Biomecânica. Um obeso pode ser um exemplo de um endomorfo, enquanto o avançado inglês do Portsmouth Peter Crouch (carrasco do V. Guimarães na Taça UEFA) é o exemplo de um ectomorfo.

"Cristiano Ronaldo é um ectomesomorfo, isto é, longilíneo, mas com massa muscular que lhe permite ter explosividade, resistência. Deste ponto de vista, tem o físico ideal", assinala o docente, acrescentando que o avançado do Manchester United é mesmo "o melhor" no universo dos actuais internacionais portugueses, que têm sido alvo de estudo por parte dos investigadores daquela faculdade lisboeta.

No universo dos plantéis da Liga, o do FC Porto é o mais alto (média de 1,824m, superior à média nacional e europeia). No extremo oposto está a formação do Sporting (1,779m), que tem o segundo plantel mais baixo da Europa (ver quadro ao lado). Em termos de idade, o Trofense, que se estreou este ano a jogar no escalão principal do futebol português, tem o plantel mais envelhecido (idade média de 28,24 anos). Pelo contrário, o mais jovem pertence ao Nacional da Madeira (média de 23,28 anos). Em termos absolutos, a idade média mais elevada pertence ao AC Milan (29,27), havendo quatro clubes italianos entre os cinco mais envelhecidos, ao passo que o plantel mais jovem pertence ao OFK de Belgrado (22 anos).

De volta a Portugal, o Belenenses tem a maior percentagem de estrangeiros (72 por cento), ao passo que o Rio Ave tem o plantel mais português (somente 29,2 por cento de estrangeiros). O Benfica é aquele que tem mais jogadores de selecção. No plantel "encarnado", dois em cada três (ou seja 66 por cento) são internacionais. A Naval, pelo contrário, não tem nenhum jogador que represente as cores do seu país.

V.F.
% internacionais
Média europeia 27,8
Média portuguesa 18,3

Plantel mais internacional
Na Europa 88,9% (Man. United)
Em Portugal 66% (Benfica)

% estrangeiros
Média europeia 35,6
Média portuguesa 53,7

Plantel mais estrangeiro
Na Europa 91,7% (Arsenal)
Em Portugal 72% (Belenenses)

Plantel mais nacional
Na Europa 0% (Numancia, entre outros)
Em Portugal 29,2% (Rio Ave)

A altura e a idade contam mais na defesa e na baliza do que no meio--campo e no ataque. A conclusão é dos autores do estudo demográfico dos futebolistas de 30 países europeus. A estatura média de um profissional a jogar na Europa é de 1,817m. Quando se desagrega este indicador por posição do jogador em campo, verifica-se que os guarda-redes são, em média, entre três e dez centímetros mais altos que o resto da equipa. E, na altura de escolher defesas, os clubes também vão à procura de jogadores altos. António Veloso, professor universitário de Biomecânica na Faculdade de Motricidade Humana, considera estas diferenças "evidentes".

"No caso dos guarda-redes, maior altura significa braços mais compridos e, portanto, a possibilidade de cobrir uma área maior junto à baliza", explica. Já para o meio-campo, os clubes parecem preocupar-se mais com as qualidades técnicas e tácticas do que com a dimensão física. Os treinadores não temem apostar em jogadores mais baixos para as posições no centro do terreno, onde a altura é, em média, significativamente mais baixa (1,789m).

Em relação às idades, os resultados são mais ou menos idênticos. Os mais velhos estão nas balizas e nas defesas, sendo os avançados os mais jovens.Um dado quiçá mais preocupante para os clubes portugueses é a fraca presença de jogadores internacionais no campeonato português.

Apenas 18 por cento dos 393 jogadores inscritos na Liga jogam pelas suas selecções. É certo que o êxodo dos melhores portugueses para campeonatos mais competitivos justifica em parte esta realidade, mas, por outro lado, também se evidencia que o escalão principal do futebol luso é ponto de passagem para estrangeiros que não jogam nas respectivas selecções. Algo que é impossível de acontecer em Inglaterra, que tem a maior percentagem de forasteiros, mas só aceita aqueles que têm um número mínimo de internacionalizações. Ou seja, os melhores. 26 anos é a idade média dos futebolistas que alinham em Portugal, o que faz com que seja a nona Liga mais envelhecida. "

1 comment:

Pablo G. said...

Curiosos y reveladores datos. Saludos