Tuesday, May 08, 2007

Rumo à final da Champions 2006/07

E pronto, estão conhecidos os finalistas desta edição fantástica da Champions League. Fantástica porque desde os Oitavos-de-Final nela figuravam provavelmente as 16 melhores equipas da Europa (o Sevilha e a Juventus são as excepções). Para Platini, este quadro é tenebroso, pois apenas 8 países estão representados nestes 16, reflectindo isso o peso do investimento no futebol por parte da Europa Ocidental. Para mim, tudo isto tem sido um festival para os olhos. É que por muito que custe a Platini, se não fosse o investimento realizado pelos grandes clubes europeus, teríamos hoje um Kaká preso no São Paulo, sem progressão e um jogador banal. Teríamos um Cristiano Ronaldo que raramente se qualificava para a Champions e quando o fazia não passava a primeira fase. Teríamos um sem número de estrelas presas a campeonatos nada competitivos e caminharíamos assim para um desporto ao nível do hóquei de campo, tal seria a emoção que suscitava. Mas no futebol existe uma clara tendência de mudar a melhor das fórmulas, seja por nostalgia, seja por mania (a mudança do molde competitivo do Mundial70 - o melhor dos Mundiais - para o Mundial 74 reflecte essa tendência).

Voltando à terra, os finalistas são o Milan e o Liverpool, numa reedição da final de há dois anos. Ambos não lutam pelo título. Ambos foram eliminados por equipas com mais objectivos em mente que não a Champions. Ambos são históricos na competição e ambos têm uma verdadeira equipa, sem pontos que possam ser chamados fracos e pincelada aqui e ali com toques de génio das suas estrelas (Kaká e Gerrard). A final vai ser por isso um grande espectáculo, esperando todos nós que se repita a qualidade de há dois anos e porque não, da final do ano passado.
Quanto à minha profecia da desgraça para o Manchester, esta abateu-se de facto mas só a nível da Champions. Já quanto ao Chelsea, estes foram decididamente decepcionantes. Acredito que para o ano estarão aí, novamente em força.

Milan: o que mais me surpreende neste Milan é a capacidade dos jogadores, só no final da época, se encontrarem forma. Passam o ano todo dependentes de Kaká e quando este quebra fisicamente, lá os trintões se lembram de correr um bocadinho. Seedorf então até arrepia, pois apesar de nunca ter sido um jogador rápido, parece o Obikwelu naquela asa esquerda do Milan, tal a velocidade que imprime ao jogo. Talvez esta seja a ilusão de óptica mais engraçada do futebol, pois de facto, Seedorf continua lento, os outros é que estão totalmente sem pernas para o acompanhar. Para mim dependerá muito de Seedorf e de Kaká o sucesso deste Milan. Se os de Liverpool conseguirem arranjar uma força extra para travá-los, o jogo fica decidido.

Liverpool: se Mourinho é o "special one", Benítez então é uma promoção mais que especial. Em 4 anos leva as suas equipas a 3 finais europeias! Não são muitos os que se podem orgulhar de tão grande feito. Ainda para mais sem grandes estrelas. Mestre da disciplina táctica, Benítez tornou a defesa do Liverpool num autêntico muro em Anfield Road. O meio-campo é sólido, mas demasiado defensivo, deixando graves lacunas no apoio ao ataque. Por sua vez, este ressente-se e quando se dá por isso, estão bolas a ser bombeadas para Crouch, girando pela área Bellamy, Kuyt ou Fowler (quais ratos) à procura de ressaltos. Não é muito agradável de ver, mas em termos de eficácia é de uma brutalidade avassaladora, isto porque serviu para eliminar Barcelona e Chelsea, grandes candidatos ao troféu.

No comments: