Começa e acaba nesta semana mais uma ronda das competições europeias. Começa para Benfica e Sporting a sua luta por um lugar nos Quartos-de-Final da Liga Europa, ao passo que acaba a eliminatória para o FC Porto, que espero, passe igualmente para os Quartos da Champions.
Não é fácil a tarefa do FC Porto. Chegado a este jogo depois de uma semana decepcionante (perdeu 5 pontos em relação ao 1º classificado da Liga em 2 jogos), urge aos dragões fazer um bom resultado de forma a recuperar a alma da equipa, abatida por um estranho vírus defensivo que a fez conceder 5 golos em 2 jogos. Para a recuperação da equipa, Bruno Alves é peça fundamental, ele que tão longe das suas melhores exibições está. O retorno de Fernando e Raúl Meireles à manobra da equipa será igualmente fulcral. De Hulk, que volta a jogar passado duas semanas, espera-se que decida em solo inglês. O Arsenal não contará com Fabregas, mas tem em Arshavin, Denilson e Rosicky autênticas setas apontadas à baliza de Helton. Acredito que o FC Porto passe, mas para isso nunca poderá sofrer o primeiro golo.
Passando à Liga Europa, o Benfica recebe o Marselha, desejoso de repetir as goleadas que tem aplicado na Luz. É claro que o Marselha é uma equipa de alto gabarito e muito mais perigosa do que as que têm visitado e sofrido golos em dose excessiva no feudo encarnado, ainda assim e face à intensidade do jogo dos comandados por Jorge Jesus, uma goleada não seria de todo inesperada. Ainda assim, importa não sofrer golos em casa e será nesse sentido que Jesus tentará parar Lucho, responsável pelas operações ofensivas dos franceses. Já Niang e Ben Arfa também deverão ser alvo de atenção redobrada, ainda que não ache que o treinador do Benfica negue os seus princípios ofensivo de acordo com o perigo que os avançados adversários representem.
Por fim, o Sporting tentará fazer golos em Madrid frente ao Atlético local. A viver a sua melhor fase da época, uma derrota com golos até poderá não ser mau resultado, mas como a equipa tem jogado, a vitória em Espanha é inteiramente plausível. O Atlético esperará um Sporting ofensivo e tentará explorar os espaços através de Agüero, Fórlan ou Simão, ao passo que o Sporting deve manter a atitude que tem demonstrado nos últimos 3 jogos e para isso necessitará de Pedro Mendes e Moutinho em noite de grande qualidade. Certamente um dos jogos mais equilibrados desta fase da prova.