Saturday, October 25, 2008

Bola de Ouro: os candidatos e os lobbys

Como havia sido dito por este blog, a decisão será entre os campeões do campeonato europeu de selecções e um dos vencedores do campeonato europeu de clubes e ainda um menino prodígio à mistura que nada ganhou, mas ainda assim encantou. Segue a análise:

Messi: Não obstante de ser um magnífico jogador, o argentino não ganhou nada no ano de 2008. É certo que realizou jogadas de fintar toda a equipa adversária e marcar golo (fazendo lembrar o aparecimento de Ronaldo, o careca) e que se trata de um jogador que leva imenso público aos estádios e televisões, contudo parece-me que o facto de ele estar nesta votação é meramente fruto de um lobby interno do L'Equipe, isto é, um lobby que prefere premiar a magia e o encanto que um jogador propicia, não importando a quantidade de títulos que erga nesse ano. Basta por exemplo referir Figo, que ganhou a Bola de Ouro num ano que não conquistou nenhum troféu para o seu extenso palmáres. Por isto mesmo é que, no momento, Messi é um dos maiores candidatos ao troféu.

Casillas: Campeão europeu por Espanha, Prémio Zamora que premeia o guarda-redes menos batido do campeonato espanhol e Campeão Espanhol pelo Real Madrid, clube de sempre. Para Espanha, que não vê em Casillas um factor de desagregação, é este ano ou nunca mais. É sem sombra de dúvida, um candidato maior, que conta com o lobby carreira para atingir a Bola de Ouro.

Xavi: Apesar de relativamente novo, já conquistou praticamente tudo, o prémio carreira já lhe podia ser atribuído e além disso, tem também magia nos pés. Compensa a falta de títulos pelo Barcelona com a eleição de melhor jogador do Euro2008. É 0 candidato menos contestado , o que por si só pode constituir um lobby.

Torres: Fruto do lobby estatístico, que ousa pô-lo à mesma condição de Ronaldo nos golos marcados e do lobby da estreia, que premeia jogadores que não acusam a condição da mudança de clube no ano do prémio.

Cristiano Ronaldo: De Ronaldo pode dizer-se que fez o impensável: perdeu os seus lobbys mais fortes depois de ter consumado uma grande temporada, ou seja, após ter marcado sabe-se-lá-quantos-golos pelo Manchester Utd, ganho a Champions e a Bola de Ouro, conseguiu através da novela da transferência do Real Madrid, perder o apoio do lobby inglês (o que defende a Premierleague como melhor campeonato). Além disso, depois de declarações como "mereço ganhar a Bola de Ouro" arrisca-se a perder de vez o lobby da postura e atitude para com o público (Messi dá-lhe uma abada neste aspecto). Por fim, arrisca-se a perder o lobby português (ou melhor, o dos pequenos países) com atitudes como a revelada em Braga no jogo da selecção.
Para quem quer um futebol a dar uma imagem de profissionalismo e de respeito pelo adversário e público, Ronaldo não é certamente a melhor escolha no momento.


Ainda assim e pelo que fez durante 2008, Ronaldo é o meu eleito.

No comments: