Monday, August 04, 2008

Bola de Ouro: quem ganhará?

Antes do Europeu a decisão era fácil: Cristiano Ronaldo. A temporada que fez ao nível de clubes foi avassaladora e deixou a decisão praticamente tomada. Porém, a mediana performance do português no Europeu fez com que outros nomes espreitassem, tornando a escolha mais renhida: são esses nomes os de Iker Casillas e de Fernando Torres.

O primeiro foi campeão espanhol e ganhou o Europeu, aliando ainda o premio Zamora (guarda-redes menos batido da La Liga) às suas conquistas; quanto ao segundo, ganhou igualmente o Europeu, foi decisivo na final ao marcar o golo da vitória e foi o 2º melhor marcador em Inglaterra. Bem vistas as coisas, a decisão é agora árdua, garantindo que tudo o que os jogadores façam até Novembro/Dezembro possa ser decisivo para o voto do júri.

Para ajudar a ver o panorama geral, recorramos às estatísticas:







Para mim é claro: pela carreira escolho Casillas. Pela performance global, é Cristiano Ronaldo. Talvez pelo excesso de mediatismo do madeirense, fico-me por Casillas. Seria justo e bom para o futebol a escolha em Casillas pela representação do profissionalismo, solidariedade e trabalho.

Ao invés, se Ronaldo ganhar será o triunfo dos números, do individualismo e também do futebol negócio. O que não impede que, caso ganhe, seja completamente justo e merecido.

No comments: