Thursday, October 04, 2007

A desproporcionalização

Existem sites desportivos onde é possível deixar-se comentários às notícias como o Record, o Maisfutebol ou a Marca. Contudo, cada vez mais concordo com a política da Bola, Placar ou do As, em que existem grupos de chat ou blogs para aí se deixar a opinião. Isto acontece devido ao teor dos comentários que se vêem nos sites referidos em primeira instância, onde se pode ler desde opiniões esclarecidas e bem argumentadas a barbaridades linguistícas e opinativas. Como exemplo e após a 2ª jornada da Champions League 2007/8, encontrei estas pérolas:

"Sabia ke o golo ia aparecer", mas quem é ke diz isto kuando marca um golo nos descontos? devia ser mais "sabia ke iamos ter sorte" pk sorte é o ke o porto tem tido em todos os jogos, más exibições do porto = vitórias, mas pronto deske seja na champions tudo bem"

2007-10-03 23:46 ] Por: Maneli

"falam tanto do grupo do scp ser o mais forte..é o mais forte o tanas...MILAN é mlhr k o ManUtd,shakthar é mlhr k o dinamo..a unica difrenxa é k o celtic nao é mlhr k a roma..quanto ao jogo,faltou 1 pouco d sort na opurtunidad do rodriguez,di maria e katso...ms fora ixo,jogou pouco o benfica..."

[ 2007-10-04 00:27 ] Por: joao

Sobre o comentário do Maneli, é óbvio que esteve a ver o jogo do Benfica e não do FC Porto, senão arrependia-se das palavras que disse. A atitude de uns atletas e dos outros não têm nada a ver e isso é visível na classificação do campeonato. Falar em sorte é ser insultuoso para com o trabalho levado a cabo num terreno difícil como é o do Besiktas. É certo que o FC Porto não jogou por aí além, chegou a ter momentos em que tornou o jogo realmente feio, mas falar em sorte quando a equipa nunca descurou o ataque parece-me indecente. O melhor que podia fazer este comentador era retirar o exemplo e não criticar. O golo pode surgir aos 92' ou aos 98', desde que o jogo esteja em aberto e a equipa ataque. Foi o que aconteceu e como tal, brilhante vitória do FC Porto. O FC Porto procurou a sorte e atingiu-a. O resto é para turco discutir.

Quanto ao segundo comentário, é de bradar aos céus! Além de não entender a dicotomia entre faltar sorte e jogar pouco (isto ainda em relação ao comentário anterior), dizer que um grupo é mais difícil que outro é simplesmente não entender a Champions. Os grupos à priori são todos difíceis, logo depois se tornam acessíveis conforme a prestação das equipas neles presente. O grupo do Sporting tem duas equipas de topo e duas mais ao menos ao mesmo nível e o que o Sporting fez, foi destacar-se em relação à equipa traçada ao seu nível. Já o Benfica está num grupo em que estão 3 equipas ao mesmo nível e uma de topo. O Benfica, após 2 jogos, inferiorizou-se em relação aos outros dois do mesmo nível, tendo o Celtic batido o clube de topo e o Shaktar aberto distância face a um do mesmo nível que eles: exactamente o Benfica. Os encarnados estão na origem do mal que os presenteia actualmente, agora atirar farpas ao Sporting porque conseguiu equilibrar as contas no seu grupo é pôr a rivalidade acima de qualquer julgamento justo.

No comments: