Sunday, April 22, 2007

Rumo às Meias-finais da Champions 2006/07

Em relação ao que escrevi sobre os Quartos-de-final da Liga dos Campeões, acertei algumas coisas e falhei outras. Por exemplo, acertei quando disse que o PSV ficaria pelo caminho, que a fortuna do Milan fazia milagres e que a dependência valencianista de Villa poderia sair cara. Quanto ao que falhei, o "dar zebra" já não vai acontecer, pois das 4 equipas restantes só o Chelsea não ganhou a prova. Os restantes (Milan, Liverpool e Man Utd) contabilizam entre eles a modesta quantia de 13 Ligas/Taças dos Campeões Europeus, isto é, mais do triplo das que foram ganhas por clubes portugueses (4). Passemos então à análise dos 4 gigantes da Europa:

Milan: Revitalizado internamente por Ronaldo, já não precisa de ganhar a Liga dos Campeões para participar no próximo ano. Como tal, isso pode tirar alguma força anímica à equipa na hora das decisões. Ainda assim, este é um clube que as entidades divinas gostam de ajudar nas horas difíceis, por isso o melhor para o Manchester United (seu rival na luta pela final) é não deixar para o dia seguinte aquilo que pode fazer no jogo da primeira mão. Quanto à equipa, Gattuso encontra-se em grande forma e até faz de maestro no meio-campo na ausência de Kaká (que ainda assim se encontra em boa forma, apesar de ter vindo a marcar menos golos) e Seedorf parece querer ganhar a 4ª Champions e aproximar-se do recorde de Gento.

Manchester United: Em nítida quebra de forma. Os 7-1 marcados à Roma no jogos dos quartos simbolizam aquilo que muita gente não quis acreditar: não foi o auge de uma grande fase mas sim o fim. A partir desse jogo os red devils têm vindo a arrastar-se em campo, dependentes de Ronaldo (visivelmente cansado), Rooney (não é jogador para resolver jogos sozinho) e Giggs (ainda mais cansado que o 7 português). Além disto há a referir a praga de lesões na defesa (Vidic e Ferdinand no estaleiro, entre outros). A seu favor, têm Old Trafford e o facto dos profetas da desgraça se enganarem muito (entre eles estou eu).

Liverpool: Ao contrário do Milan, quero crer que os de Anfield querem evitar a todo o custo uma reedição da final de há 2 anos e consequente encarar de uma vingança milanesa. Por isso, deverão jogar em 2 campos, o seu e o da outra meia-final, retirando isso concentração no seu duelo particular com o Chelsea. Particular pois Benitez adora picar Mourinho, o seu grande rival na Inglaterra e nos 'mind-games' apesar de na maior parte das vezes, não ter equipa para o picar. Ainda assim, na Champions o Liverpool é uma outra equipa, muito forte e com uma garra que faz tremer qualquer um. Em parte, acho que o Liverpool é uma equipa talhada para a competição continental, um pouco à imagem do Chelsea e em contraste com o Man Utd ou Arsenal. Por isso, todo o cuidado é pouco com os reds.

Chelsea: O candidato. Não que se encontre em melhor forma que os restantes, mas ao contrário destes, o Chelsea e Mourinho sempre disseram, ainda a equipa estagiava na pré-época, que a Champions era um objectivo claro. Como tal, é natural que ao ainda encontrar-se em prova, seja considerado o grande candidato. Em campo, a equipa está mais ajustada ao 4-4-2, embora Shevchenko tenha caído de forma (internamente), em oposição a Mikel que tem vindo a ajudar muito a manobra de Mourinho. Ballack, por seu turno, tem-se mostrado em boa forma na Champions, ao contrário de Makelelé que parece achar toda aquela falta de movimento demasiado cansativa.

Como nota final, estou convencido que Mourinho teve o pior adversário agora e não na final, caso lá chegue. O Liverpool é demasiado manhoso frente ao Chelsea e isso é de facto, a sua maior arma. Em termo de choque táctico, vai ser um festival para os olhos. Já em termos de espectáculo, provavelmente será bem menos entusiasmante que um Leiria-Naval.
Por último, aqui fica o meu palpite para a final: Milan - Chelsea.

No comments: