Wednesday, March 07, 2007

Rumo aos Quartos da Champions 2006/7

Barcelona, Inter e Real Madrid de fora. Por esta ordem de importância. Segundo dizem os brasileiros, este ano "pode dar zebra", isto é, um clube à partida não considerado favorito ganhar a Liga dos Campeões. 3 dos favoritos já eram, sendo que a eliminação do Inter deve ser aquela que menos se estava à espera, tendo a experiência do Valência valido muito nas duas mãos. Quanto à eliminação do Barcelona, esta não surpreende, pois deixar a decisão da eliminatória para Anfield Road é algo parecido ao harakiri.

Consequentemente, temos então este quadro:

Chelsea - É possivelmente o maior candidato à vitória na Champions. Isto se Terry recuperar totalmente e Essien voltar à sua posição natural. Se tudo correr bem lá atrás e com Drogba a facturar, acho difícil alguém os parar. Claro que mesmo em total equilíbrio, a equipa pode não atingir o objectivo, muito devido às questiúnculas internas.

Manchester United - Como ficou demonstrado hoje frente ao Lille, se Ronaldo e Rooney forem parados, o Manchester acaba. Estar dependente destes 2 talentos é bom, porque são de facto grandes jogadores capazes de resolver jogos, mas se encontrarem ambos em dia não, o Manchester terá muitas dificuldades em passar os adversários presentes em prova.

Liverpool - A maior arma do Liverpool é seguramente a sua grande experiência nesta competição e a moral altíssima por terem eliminado o campeão em prova. Além disso, Anfield Road é seguramente o estádio mais infernal para se jogar dos clubes presentes. E ainda há Gerrard. A ter em elevada consideração, apesar da má campanha interna.

Milan - Equipa cínica, afortunada nos maus momentos e com grande experiência na prova. É sempre um candidato, jogue bem ou mal (como tem vindo a acontecer). Kaká é provavelmente o melhor jogador em prova depois da saída do barcelonista Ronaldinho. E isso é um excelente trunfo.

Roma - Para mim é a surpresa. Depois de anos a fio ameaçando, finalmente a Roma atinge uma fase adiantada da competição. É porventura a última oportunidade para Totti erguer uma Champions e isso é uma motivação extra. Mancini é outra arma importante, numa equipa em que os centrais deverão ser as peças mais fracas do conjunto.

Valência - Será que é desta? Depois das duas desilusões seguidas há uns anos atrás em finais da Champions, o maior receio da equipa de Mestalla será mesmo o facto de irem à final. Mais do que lutar contra os adversários, o Valência terá que lutar contra os seus próprios fantasmas, e isso são oponentes a mais para um conjunto de jogadores jovens e experientes. Muito dependerá do que sair das chuteiras de David Villa.

Bayern Munique - Sem encanto, devagarinho, comprimindo os adversários, o Bayern lá vai indo. Algo bastante confortante para os adeptos desta equipas, pois é assim que normalmente esta atinge os seus objectivos. Por isso, é um candidato natural ao troféu.

PSV Eindhoven - A experiência europeia vai dando os seus frutos a esta equipa onde não há grandes nomes. Koeman lidera uma equipa bem organizada, instalada no 1º lugar do campeonato holandês e com jogadores que têm a lição bem estudada. Não deverá ir muito mais longe na competição pois parece-me uma equipa já espremida, mas ainda assim os seus jogadores deverão querer mostrar algo mais à Europa.

No comments: