E pensar que o Treble do Man Utd já foi quase há 10 anos. Já se reformou Solsjkaer, Roy Keane é treinador do Sunderland e o filho do Schmeichel é quem dá cartas no rival Manchester City. O tempo no futebol é algo de fantástico, pois parece-nos que foi tudo há muito tempo, mas nem 10 anos passaram. O tempo é também um forte aliado para ajudar a esclarecer os favoritos para passar a fase de grupos da Champions deste ano, pois diz-nos ele que a experiência é fundamental nestas andanças, assim como a estabilidade numa equipa, algo que só com o tempo se constrói. Por isso, é normal que os cabeças de série de cada grupo sejam os claros favoritos, não só porque são campeões e vice-campeões de Ligas extremamente competitivas, como são as equipas que há mais anos andam nisto. Assim, aqui fica o resultado com sorteio, salientando-se a negrito as equipas que irão passar à fase seguinte na minha opinião:
• Grupo A - Liverpool, Porto, Marseille e Besiktas
Os ingleses são favoritos do grupo e não costumam facilitar nesta fase. O FC Porto é rijo nestas fases e vai passar, fruto do factor casa que Besiktas e principalmente Marselha não saberão aproveitar.
• Grupo B – Chelsea, Valencia, Schalke 04 e Rosenborg
Os de Londres vão passar de forma clara, enquanto a surpresa virá da Alemanha (equipa mais compacta que Valência nesta altura). Rosenborg não tem calibre para estas andanças.
• Grupo C – Real Madrid, Werder Bremen, Lazio e Olympiakos
Ao contrário dos alemães do grupo anterior, estes não dão garantias e como tal, serão superados por uma forte Lazio. Real Madrid terá dificuldades mas irá passar.
• Grupo D – Milan, Benfica, Celtic e Shakhtar
O campeão em título não falha nas fases de grupos (até costuma rodar jogadores) e Celtic é para mim mais forte que o actual Benfica. Os ucranianos podem ser muito incómodos e inclusive poderão passar aos oitavos da competição, pois têm equipa para isso.
• Grupo E – Barcelona, Lyon, Stuttgart e Glasgow Rangers
Camp Nou será a salvação do Barcelona, que parece ter perdido a capacidade de ganhar fora de casa. Entre o campeão alemão e o francês prefiro o primeiro, que parece mais coeso. O Rangers, se fizer de Glasgow um reduto, tem francas possibilidades de avançar.
• Grupo F – Manchester United, Roma, Sporting e Dínamo Kiev
O Sporting é capaz de fazer um ou dois jogos bons contra os favoritos Man Utd e Roma, mas falta-lhe consistência para ganhar os dois jogos ao Dínamo, situação que qualificaria a equipa. Como tal, italianos e ingleses seguirão em frente, embora não se possam descuidar e jogar para o empate entre eles.
• Grupo G – Internazionale, PSV, CSKA e Fenerbahce
O Inter não começou bem este ano, mas irá passar, por força dos jogos em casa. PSV vai fazer valer a sua experiência nesta competição e irá sobrepor-se a russos e turcos. A luta pela UEFA será animada.
• Grupo H – Arsenal, Sevilla, Steua Bucareste e Slavia Praga.
Este grupo faz-me duvidar um pouco. Os estreantes costumam fazer um ou dois jogos muito bons e isso pode abrir portas para o Steua, que ganhando em casa é bem capaz de seguir para a fase seguinte, em detrimento do Arsenal, que continua à procura de um modelo sem Henry. O Sevilla, passando o trauma Puerta e voltando a ser a equipa vencedora da Taça UEFA, é temível.
5 years ago